Histórico - Paróquia São José - Olímpia/SP

Paróquia / Histórico

Nome: Paróquia São José
Diocese: Barretos
Bispo Diocesano: Dom Edmilson Amador Caetano, O. Cist.
Município: Olímpia
Estado: São Paulo
Localização geográfica: Zona Sul

Limites Territoriais:

• - Paróquia São João Batista (Olímpia)
  • - Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Olímpia)
  • - Cidades de Severinia, Cajobi e Tabapuã.

Criação canônica e Instalação: 19 de Março de 2009.
1º Pároco: Padre Ivanaldo Gonçalves de Mendonça.
Habitantes: aproximadamente 12 mil
Endereço eletrônico: paroquiasjose@yahoo.com.br
Site: www.paroquiasjose.com.br

Histórico

O processo de criação da Paróquia São José teve início em 2007, quando o então Bispo Diocesano Dom Antonio Gaspar (atualmente Bispo emérito), determinou que as comunidades localizadas na Zona Sul da cidade fossem desmembradas da Paróquia São João Batista.

A administração foi confiada ao Padre Ivanaldo Gonçalves de Mendonça, que já as acompanhava na condição de Vigário Paroquial da Paróquia São João Batista.

A iniciativa visava a implantação da terceira Paróquia da cidade de Olímpia, sendo denominada ÁREA DE PASTORAL, criada oficialmente no dia 1º de Janeiro de 2007.

A Comunidade central seria a Comunidade São José, devido à localização centralizada entre as outras comunidades, daí explica-se o fato de o patrocínio desta Paróquia ser confiado a SÃO JOSÉ.

Em 22 de Setembro de 2007, a Área de Pastoral já se encontrava dotada de CASA PAROQUIAL, o que facilitou em muito o contato do Padre com as Comunidades, tornado a ação da Igreja, naquele território da cidade, mais eficaz e eficiente.

Em 1º de Janeiro de 2008, era criada, por Dom Antonio Gaspar (atualmente Bispo emérito), a QUASE PARÓQUIA SÃO JOSÉ, sendo instalada em 14 de Março do mesmo ano.

A proposta de criação da terceira Paróquia da cidade de Olímpia foi aprovada pelo Bispo Diocesano e o Conselho de Presbíteros da Diocese, no dia 31 de Agosto de 2008.

Na solenidade de SÃO JOSÉ, em 19 de Março de 2009, aconteceu a criação e instalação da PARÓQUIA SÃO JOSÉ, em Celebração Eucarística presidida pelo Bispo Diocesano Dom Edmilson Amador Caetano e concelabrada por diversos presbíteros. Na ocasião aconteceu também a posse de seu primeiro Pároco, Padre Ivanaldo Gonçalves de Mendonça.